Blog

Autor: Unicoon

COMO FAZER A MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO DO CARRO?

Assim como os demais acessórios do veículo, o ar condicionado precisa passar constantemente por manutenção.

O ar condicionado automotivo é um item muito desejado por quem tem um veículo, seja para não deixar os vidros embaçarem ou para os passageiros não sofrerem em dias de muito calor.
Porém, o seu uso requer alguns cuidados básicos, como trocar periodicamente os filtros, para evitar a proliferação de ácaros.

Antes de falarmos especificamente sobre os cuidados com a manutenção do ar condicionado, você sabia que existe alguns tipos de ar condicionado automotivo que são comercializados? Conheça:

Manual ou analógico

São modelos mais simples, é caracterizado pela regulagem que vai da escala azul (frio) a vermelha (quente). Não tendo como estabelecer uma temperatura precisa dentro do veiculo. A regulagem vai da sensação térmica mais agradável para os ocupantes.

Digital

Bem parecido com o manual, sobretudo a diferença do ar condicionado automotivo digital está em escolher a temperatura exata que sairá pelos dutos.

Digital automático

Automaticamente regula a velocidade dos fluxos de ar que sairá dos dutos junto com a temperatura, de acordo com o selecionado pelo motorista ou ocupante do veiculo, controlando assim a variação de ar e temperatura.

Digital automático duas zonas

O modelo de ar condicionado automotivo duas zonas, ou Dual Zone, é possível ajustar temperaturas diferentes para o motorista e para o passageiro do banco da frente. Em alguns modelos, há também um duto de ar, sem regulagem de temperatura, para os passageiros do banco traseiro.

Digital automático três ou quatro zonas

Similar ao de duas zonas, porém o modelo três zonas permite a regulagem também para os passageiros do banco traseiro. Sobretudo, no modelo quatro zonas, ou quadrizone, há também duas regulagens independentes para os passageiros de trás.

Manutenção do ar condicionado do carro

Como qualquer equipamento, o ar condicionado automotivo necessita de manutenção, alguns vêm especificados no manual e costuma ser de seis meses ou 30 mil quilômetros. Mau cheiro, lentidão ao resfriar e irritação nasal é indício de que precisa de uma limpeza.

A higienização é simples: troque os filtres anualmente, e limpe a tubulação periodicamente com spray antisséptico numa franquia especializada. Existem sprays econômicos para que você faça a higienização dos dutos de ar sem pesar no bolso, mantendo limpo o seu ar condicionado automotivo.

COMPARTILHE ESTE POST

deixe seu comentário aqui

comentários