Blog

Autor: UNICOON

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA NORDESTINA

Dia 02 de agosto é comemorado o dia da cultura nordestina, data que faz referência a Luiz Gonzaga, eterno Rei do Baião. Café da manhã reforçado, com cara de 'almoço', faz parte do começo do dia nos mercados públicos do Recife.

Dia 02 de agosto é o Dia da Cultura Nordestina em homenagem a Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, que faleceu nessa mesma data em 1989. A cultura da região foi influenciada por indígenas, africanos e europeus, sendo que costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado.

Luiz Gonzaga nasceu em Exu, no Sertão de Pernambuco, e foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Ele popularizou gêneros regionais, como toada, aboio, xote, chamego e xaxado.

Cantou as alegrias, mas também a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino.

Para relembrar a tragetória deste grande idolo, existe um Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de São Pedro, em Recife. O local tem um rico acervo permanente, composto por biografia, discos, fotos, livros, instrumentos musicais, além de objetos típicos da cultura sertaneja.

O espaço tem a missão de levar ao público os bens de cultura material e imaterial produzidos por e a partir de Luiz Gonzaga. Ele deve reabrir, após reforma, na sexta-feira (5), das 9h às 16h.

Você conhece o "Café da manhã reforçado" ?

Uma tradição mantida em Pernambuco é o café-da-manhã reforçado, para garantir a "sustância" durante o dia.

Antes mesmo das 6h, começa o movimento na parte de alimentação do Mercado de São José, no bairro de mesmo nome, na área central do Recife. "Ser nordestino é ser feliz comendo", disse um comerciante do local.

Fonte: G1.

COMPARTILHE ESTE POST

deixe seu comentário aqui

comentários