Blog

Autor: Unicoon

EMBREAGEM: CUIDADOS PARA EVITAR DESGASTE PRECOCE.

Você sabe para que serve a embreagem de seu veículo? A sua função principal é efetuar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, facilitando o engate das marchas. Assim, a embreagem é fundamental para a mobilidade automotiva e precisa de alguns cuidados para evitar o desgaste ou quebra.

A embreagem é uma das principais peças do carro e tem grande importância no funcionamento do motor. Ela fica entre o motor e a caixa de câmbio e através dela é possível o movimento ao automóvel e torque na marcha.

Também tem a função de interromper o fluxo de forças que há entre o motor e a caixa de câmbio durante as trocas de marchas, e quando for parar. Protege a transmissão contra sobrecargas e o motor, como também amortece as vibrações de transmissão.

A embreagem é importante também para a diminuição dos ruídos e dos desgastes entre os componentes, com a função de efetuar a filtragem das vibrações geradas pelo motor, e é dividida em três partes:

  • rolamento;
  • platô;
  • disco.

Como Funciona a Embreagem?

Para ficar mais claro o entendimento, é importante destacar a influência que as forças têm no funcionamento da embreagem. ?Uma força cada vez maior é necessária para vencer a força de atrito originada pelo deslizamento de um corpo sobre outro, algo que influencia o funcionamento deste mecanismo no automóvel.

Enquanto o motor de um veículo funciona o tempo todo, as rodas não. A embreagem atua em não permitir que o carro morra, garantindo a união entre o motor em rotação e um mecanismo que não está girando.

Ao pisarmos no pedal, o pistão hidráulico empurra o garfo, que pressiona o rolamento da embreagem contra o centro da mola tipo diafragma. Esta última, ao ser empurrada, afasta a placa pressão do disco para distante do disco da embreagem, soltando o disco de embreagem do motor em funcionamento.

Caso contrário, quando nossos pés não estão tocando os pedais, as molas empurram a placa de pressão contra o disco de embreagem, o qual é pressionado contra o volante. Assim, o motor é ligado ao câmbio e ambos giram na mesma velocidade.

Embreagem: Como Evitar Desgastes

Quando há cuidados no uso da embreagem, é possível evitar a troca desta peça precocemente.

Motorista que faz a má utilização do pedal precisa trocar o kit com apenas 10 mil km percorridos. Caso contrário, a troca pode acontecer com até 70 mil km, se o motorista fizer a utilização adequada.

Seguem algumas orientações para conservar melhor a embreagem do seu automóvel e evitar a troca precoce:

  • A embreagem só deve ser usada quando for dar partida no carro e quando houver a troca de marchas;
  • Parado no semáforo, por exemplo, deixar o carro no ponto neutro, sem pisar no pedal da embreagem;
  • Não fique com o pé no pedal da embreagem por muito tempo, quando estiver dirigindo, como se estivesse descansando. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco. Ao gerar esse desgaste, o motorista provoca o superaquecimento do sistema;
  • Arrancar o carro somente na primeira marcha. Assim de acordo com a velocidade, o motorista deve desenvolver o automóvel passando as marchas respeitando as rotações do motor;
  • A “queima de embreagem” acontece quando o motorista acelera demais e não solta a embreagem o suficiente. Esse fator pode consumir mais combustível também. É importante conhecermos o carro e o tempo de soltar o pé da embreagem para evitar possíveis desgastes;
  • Em casos em que o carro em local inclinado, não é recomendado ficar no controle de embreagem. A melhor opção é utilizar o freio de mão para exercer esta função.

COMPARTILHE ESTE POST

deixe seu comentário aqui

comentários